Secretaria de Saúde promove Semana do Homem em Ilhéus

 

O Núcleo de Assistência a Saúde da Família (Nasf) do Departamento Atenção Básica da Secretaria da Saúde está realizando em Ilhéus, no período de 6 a 10 de agosto, a Semana do Homem. As atividades da semana integram as ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do homem (PNAISH). Durante toda a semana estão sendo realizadas palestras nas salas de espera das unidades de saúde com a finalidade de atingir a população na prevenção e promoção da saúde.

Serão realizadas ainda duas feiras de saúde. A primeira acontecerá nesta quarta-feira (8), no calçadão Jorge Amado (centro da cidade) das 8 às 17 horas. Serão oferecidos os mais variados serviços de saúde exclusivamente para a população masculina. Aferição de pressão, teste de glicemia, IMC (Índice de Massa Corporal), atividades físicas atendimento médico e atendimento odontológico através do odontomóvel serão algumas das ações realizadas.

Também serão oferecidas palestras educativas com temáticas sobre doenças cardiovasculares, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, cânceres, Alimentação e Nutrição, Álcool e Drogas. A segunda feira de saúde será realizada na sexta-feira (10), na Central de Abastecimento do Malhado, das 8 às 17 horas, e contará novamente com atividades de saúde exclusivamente para os homens.

Além de criar mecanismos para melhorar a assistência oferecida à população masculina, a meta do projeto é promover uma mudança cultural, fazendo com que os homens possam buscar mais os serviços de saúde. Dentre as situações que mais matam o homem, até os 40 anos, estão as causas externas (violência, agressões e acidentes de trânsito/trabalho). Depois dos 40 anos, em primeiro lugar estão as doenças do coração e em segundo os cânceres, principalmente do aparelho respiratório e da próstata. O padrão de ocorrência de mais mortes de homens do que de mulheres repete-se em todas as regiões. Atualmente os homens vivem 7,6 anos menos que as mulheres.